Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Ocê Escóie: Agosto 2014







Tardou bem esse, hein! Bom, taí, é o equivalente mais ou menos a doze tiras, espero que o tamanho ajude na compreensão quanto ao atraso.

O tema foi DINHEIRO. Então fique aí com nosso guia para a riqueza. Mais infalível do que plano do Cebolinha!

Uma boa parte da inspiração para este vídeo eu tirei deste vídeo do canal do Clarion. Se quiser uma opinão mais séria a respeito do assunto, recomendo:


Você está cansado dessa pindaíba que eu sei, nem vou começar com aquela "pergunta que já sei a resposta" típica das propagandas da Polishop. Ninguém tem tanto dinheiro quanto gostaria.
Pensando nisso, o VARDOMIRICES conta agora pra você os passos certeiros que irão ensinar...
COMO FICAR RICO!

I - FAÇA UMA BOA FACULDADE
De preferência alguma área que tenha afinidade com números, como engenharias, Matemática, Estatística, Economia, Administração, etc.
Apenas tenha em mente que a ideia aqui não é ficar rico com a profissão; ela vai apenas ensiná-lo a pensar num nível adequado, e tomar decisões mais embasadas.
(Se seu escrúpulo de tomar grana dos outros for curto de fábrica, acrescente Direito, Teologia e Ciências Políticas à lista).

II - ARRUME UM EMPREGO

Depois ou (de preferência) ainda durante o curso superior, você vai precisar de uma fonte de renda.
MATEUS: ...meu maior defeito é impaciência com perguntas idiotas. Aliás, com idiotas em geral.
Mire no salário, não no trabalho. O objetivo é enriquecer, não fazer o que ama. Pense na satisfação depois que estiver numa orgia com modelos suecas nas Bahamas.
ÉDER: Podia ser pior, eu poderia estar dando aula...
(Alguns concursos públicos são boas opções: salário relativamente alto em relação à exigência, o que pode significar mais tempo para planejar suas finanças).
ÉDER: Vai demorar, tá meio complicado aqui...

III - POUPE

Mais um clichê. Sim, uma poupança ou outro investimento seguro faz parte do caminho para a fortuna. Isto porque riqueza é sinônimo de patrimônio.
E se você não acumular de alguma maneira, não há como converter renda em patrimônio.
GUSTAVINHO: Uau, a lendária carteira do Mingall...
Guarde ao menos 10% da sua renda em uma instituição confiável. Nada de "não sobrou este mês". Pense nisto como um segundo aluguel: tem que pagar em dia!

IV - PREVINA-SE

Ninguém quer viver de maneira espartana. E, mesmo que fôssemos capazes de manter uma rotina financeira perfeitamente rígida, nada impede que aconteça um imprevisto.
NARRADOR: Cego, de óculos escuros, sem lente.
Para evitar isto, faça uma segunda poupança. Isso mesmo, e separada daquela primeira, com a função de fomentar seu consumo. Daqui é que virão os fundos que vão impedir que você entre em prestações ou lapide suas reservas.
Esta poupança é tão obrigatória quanto a primeira. Outros 10% ficarão aqui. Esta reserva é o seu escudo; se você gastar daquela primeira poupança para consumo, será um passo atrás numa escalada árdua.

V - ENTENDA O QUE É PATRIMÔNIO

Isso é controverso e eu não sou doutor em Economia, mas assuma o seguinte: patrimônio são suas posses que retêm valor ou geram renda.
Como regra geral, exclua disto itens de alta depreciação, como veículos, computadores, equipamentos eletrônicos em geral, móveis, etc.
Mas saiba ponderar: um caminhão que você alugue ou um violão que você toque nos fins de semana e gere uma renda extra, por exemplo, são investimentos e enquadram-se no conceito.

VI - CONTROLE

Saiba detalhadamente onde você está gastando dinheiro. Monte uma planilha como se fosse uma empresa, qualquer versão simplificada do Excel ou outro programa gratuito servirá para este propósito.
Se você souber onde está gastando, poderá identificar facilmente os principais furos no orçamento e planejar de acordo para saná-los.

VII - TENHA PACIÊNCIA

Para a maioria, o passo mais complicado. É preciso paciência para ter um comportamento responsável por longo ou mesmo médio prazo.
O meu truque, que pode funcionar pra vocês, é focar em atividades ao invés de resultados. Se você conseguir obter gratificação pessoal de coisas que faz (preferencialmente gratuitas ou pouco custosas) ao invés de coisas que tem, conseguirá reunir força de vontade para perseverar.
GUSTAVINHO: Z

VIII - FUJA DAS ROUBADAS

Você não clica em anúncios de aumento de pênis que chegam ao seu e-mail nem repassa correntes, por que fazer o equivalente quando seu dinheiro está em jogo?
Não existe pote de ouro no fim do arco-íris. Pirâmides, prêmios suspeitos, golpes por telefone, fuja correndo destas tretas.
Cabe aqui também a Bolsa de Valores. Só ganha dinheiro da Bolsa quem realmente a manipula. Como não é o seu caso (ou já estaria rico), mantenha seu dinheiro longe da influência de boatos e especulação. A Bolsa nada mais é que um cassino que atua em escala mundial.

Todos os sites e matérias sobre o assunto vão dizer basicamente a mesma coisa.
Claro, existem atalhos, como fundar uma igreja ou ter uma grande ideia tecnológica ou artística, mas estatisticamente, estes são os passos para a riqueza certeira.
IGREJA UNIVERSAL DO REINO DO GORDO
No entanto, se pareceu que faltava algo, é porque realmente fala: o nono e mais importante passo do nosso guia vardomiro para a fortuna:
?

IX - GANHE NA LOTERIA

Guardamos este por último para não ser óbvio demais, mas ele poderia se encaixar em qualquer ordem dentro desta lista.
Realizar este passo, basta acertar os seis números que sairão no próximo sorteio da Mega-Sena. Simples, não? Meia-dúzia de numerinhos e nunca mais você vai precisar colocar os pés nas Casas Bahia!
Claro, não precisa ser especificamente a Mega-Sena; qualquer loteria serve (apenas certifique-se da quantidade de números que precisá acertar, pode variar de acordo com a modalidade), mas aconselhamos esta por ser a que apresenta melhor relação investimento/retorno.

0 comentários:

Postar um comentário

Comente! Invente! Faça o Fex mais contente!