Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Ocê Escóie


Olá, pessoal, tudo bem?

Você conhece o WC²? Quem acompanha o site sabe como funciona: é um coletivo de autores de webcomics que reúne-se sobre um mesmo tema para lançar uma edição digital. São 16 edições lançadas até agora, mas não conheço um link onde todas estão disponíveis num mesmo lugar; houveram algumas mudanças ao longo do ano passado e a revista passou a ser publicada em um site diferente do original.


Para quem quiser conferir o endereço, o site era este: http://wcquadrado.blogspot.com.br/

As edições a partir da #10 podem ser encontradas aqui: http://issuu.com/wcquadrado/docs

No início, as publicações eram mensais; à medida que a revista foi progredindo, aconteceu algo muito comum às iniciativas coletivas na internet, especialmente nas gratuitas como o WC²: outras atividades foram tomando tempo, ânimo e disponibilidade dos autores. As edições sofreram com isso: passaram a atrasar, a serem publicadas com poucos participantes, perderam a mensalidade e, por fim decidiu-se pelo fim da iniciativa com uma edição final.

Acabei de enviar o material que fiz para esta edição.

O WC² foi uma ótima oportunidade para mim. Participei desde a edição #5, pulando apenas o tema Terror porque não consegui terminar e enviar o material a tempo. O grupo de quadrinistas não apenas foi uma ótima maneira de ter contato com pessoal das webcomics e trabalhar com eles, como me proporcionou um aprendizado que provavelmente eu não teria publicando material apenas no meu site.

Ao confeccionar material para mim mesmo, usualmente eu parto da ideia (que ocorre nos mais variados momentos), ficando a maior parte do trabalho na construção do quadrinho em si. Fazer minhas próprias tiras é um desafio mais técnico que criativo: me ajuda a melhorar meu desenho, minhas noções de composição, redação, revisão, etc. O WC² me proporcionou uma experiência diferente, pois me era dado um tema (do qual algumas vezes eu sequer gostava) e, a partir daí, eu precisava ter a ideia.

Analisando criticamente o material que enviei para a WC², este processo teve seus altos e baixos, mas mesmo assim, era um exercício bastante importante pra mim. Com o fim da revista, eu perderia esta prática. Pensando nisto, resolvi criar uma nova seção no site: o Ocê Escóie (traduzido do mineirês: Você Escolhe): a cada mês, farei uma enquete pelo Facebook com vários temas, e contarei com o estimado leitor para votar e escolher um deles. Além disso, deixarei em aberto para que os próprios leitores sugiram temas, na tentativa de manter o processo de sua escolha o mais fora das minhas mãos possível.

Assim, uma vez por mês eu farei no mínimo UMA PÁGINA de material sobre o tema escolhido. Esta página pode ser uma HQ curta ou uma sequência de, no mínimo, TRÊS TIRINHAS. Ou seja, uma quantidade razoável de material (considerando meu amadorismo).

Quero deixar bem claro que esta é uma iniciativa beta: o site tem poucos leitores, e experiências alheias demonstram que este tipo de enquete atrai uma percentagem pequena da audiência, o que significa, no nosso caso, uma chance bem grande de que ninguém vote. Mas, levando em conta minha incapacidade demonstrada de assumir compromissos, quero deixar claro que, se você se der ao trabalho de votar, eu me darei ao trabalho de fazer os quadrinhos. Será uma espécie de compromisso mútuo.

A primeira enquete terá seu material publicado em março (considerando que a edição do WC² tem previsão de sair em fevereiro) e será pelo Facebook, no link abaixo:

https://apps.facebook.com/minhas-enquetes/diewo

Os temas vieram da última enqueta do próprio WC², pra que eu não tivesse que os ficar inventando. Talvez, com o tempo, consiga fazer uma enquete pelo blogger mesmo, mas a do Facebook estava mais fácil e disponível neste primeiro momento.

Muito obrigado a todos. E bora fazer mais quadrinhos!

4 comentários:

  1. Bom... O que achou da ideia Douglas? Podemos escolher um mês cada. O que acha? rs.
    Como não possuo facebook, irei dar palpites nas tirinhas mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pede pra Rônea, uai!!!

      Excluir
    2. Já estou vendo um jeito de as próximas enquetes serem feitas no próprio blog.

      Vou ver se consigo colocar um gadget de pesquisa na coluna lateral.

      Excluir
    3. Fui no facebook da Rônea e votei.
      Quero saber quem dará o voto de minerva, uma vez que todos os leitores já votaram!!! hahaha

      Excluir

Comente! Invente! Faça o Fex mais contente!